Explorar o relatório de desempenho no Google Search Console é um passo fundamental para quem deseja otimizar suas estratégias de SEO e alcançar melhores posicionamentos no ambiente online.
Atualmente chamado de relatórios de resultados da pesquisa, os relatórios são a base para saber o caminho que o trabalho de SEO no site está seguindo.
Seja você parte de uma Agência de Marketing e SEO ou um curioso autodidata em busca de alcançar o primeiro lugar no Google, dominar essa ferramenta pode ser o diferencial que eleva sua página à melhor posição no Google.
Neste conteúdo, vamos navegar juntos pelos padrões e estratégias que você pode adotar ao analisar relatórios gerados por esta ferramenta, garantindo decisões mais assertivas para a sua estratégia digital.
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que ajuda os proprietários de sites a monitorar e manter a presença online de suas páginas nos resultados de pesquisa do Google.
A ferramenta fornece informações sobre como o Google vê o seu site, incluindo problemas de indexação, tráfego de busca, problemas de segurança, links externos, além de muitos outros aspectos importantes que influenciam diretamente no posicionamento do site nos resultados de pesquisa. Saber interpretar esses dados é importante para qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida.
Além disso, o Google Search Console é essencial para ajudar a identificar erros no site, páginas não encontradas (404) e problemas de usabilidade em dispositivos móveis, permitindo aos administradores corrigi-lo precisamente para melhorar a experiência do usuário final.
Como analisar o relatório de desempenho no Google Search Console?
Para começar a analisar o relatório de desempenho no Google Search Console, primeiro você precisa garantir que seu site esteja verificado na ferramenta. Depois disso, você terá acesso a uma variedade de relatórios que mostram como os usuários chegam ao seu site e como eles interagem com seu conteúdo.
Em como usar o relatório de links do Google Search Console você aprende a verificar seu site.
Consulte, verifique seu site e volte para saber mais sobre o relatório de desempenho.
Um dos relatórios mais importantes nesse sentido, como já disse antes, é o Relatório de Desempenho, que exibe dados sobre impressões, cliques, taxa de cliques (CTR) e posição média.
Ao acessar o GSC clique em resultados de pesquisa:
Analisar esses dados pode revelar quais páginas têm melhor desempenho e quais precisam de otimizações para melhorar sua visibilidade nos resultados de busca.
Vamos entender cada uma das métricas que o relatório de resultados de pesquisa apresenta.
Uma dica que dou é não confundir os resultados com o período padrão de 3 meses que aparece assim que você clicar no relatório de resultados de pesquisa.
Então, um posicionamento médio de uma determinada palavra-chave é o resultado do filtro de período que você pode definir.
Outro filtro importante é o filtro de consulta.
Os dois principais que mais uso são os de página e de palavra-chave.
Filtro de resultados de pesquisa por página
O objetivo principal de usar o filtro de página no relatório de resultados de pesquisa e desempenho no GSC é saber quais os resultados de páginas que contem uma determinada palavra ou conjunto de palavras de uma url do site.
Aqui você deve colar a própria url da página que deseja explorar.
Ou também pode colar parte dessa url.
Por exemplo, se você deseja investigar os resultados de cliques orgânicos dos produtos do seu site, pode ser uma boa ideia digitar apenas um /produto/ para os resultados correspondam apenas as páginas de produtos do seu site.
Eu também examino uma página separadamente.
Para isso, basta colar toda a url e mudar de contem para url exata.
Filtro de consulta de palavra-chave
Novamente você pode explorar os resultados de apenas uma palavra-chave exata ou clicar na opção contém.
Um exemplo do uso do “consultas com” é quando você deseja saber a quantidade de cliques que um termo de cauda curta e cauda longa te entregam ao mesmo tempo.
Por exemplo, ao digitar bola e manter a configuração como “consultas com” você vai obter resultados diversos com palavras-chave que contenha o termo bola.
Bola de futebol, bola de vôlei, bola de tênis…
Acho que já deu pra notar como isso é valioso não é mesmo?
Uma dica importante é classificar os resultados por maiores impressões e verificar se existem termos indexados sem terem um conteúdo específico ainda sobre o tema.
Talvez um conteúdo bem feito com essas palavras-chave é o que falta para começar a entregarem cliques para seu site.
O que significam as métricas do relatório de resultados de pesquisa no Google Search Console?
Entender o que cada métrica representa é essencial para utilizá-las a favor do seu site. Vamos entender melhor?
Total de cliques
Métricas simples que mostra quantos cliques orgânicos seu site recebeu nas pesquisas feitas no Google.
Vale destacar que esse dado não é igual a métrica de páginas visualizadas do Google Analytics ou GA4.
Total de impressões
O Google descreve como a quantidade de vezes que um usuário viu seu site nas pesquisas. Clicando ou não, considero essa métrica importante quando preciso avaliar se existem mais palavras-chave novas indexando.
Fique atento ao número de impressões, pois uma queda nesse número pode representar palavras-chave desindexadas para suas páginas.
Taxa de cliques ou CTR média
O Google também descreve como a porcentagem das impressões que geraram cliques.
Posição média
É a posição média das impressões que suas páginas e palavras-chave indexadas foram exibidas. Possui mais relação com as impressões.
É também vital observar as consultas de pesquisa que estão direcionando tráfego para o seu site. Isso pode ajudar a entender o que seu público-alvo está buscando e como você pode melhorar seu conteúdo ou SEO on-page para se alinhar melhor com essas consultas e melhorar as classificações de sua página.
A posição média indica, de maneira geral, como o seu site e suas páginas individuais estão ranqueando para determinadas consultas nos resultados de busca. Uma posição média inferior significa que sua página aparece mais no topo dos resultados, o que geralmente resulta em uma taxa de cliques mais alta.
Por último, a taxa de cliques (CTR) mede a eficácia do seu título e descrição na persuasão dos usuários a clicarem no seu link. Um CTR baixo pode ser um indicativo de que seus títulos ou descrições não são atraentes ou relevantes o suficiente para o público-alvo.
Decisões estratégicas de SEO com dados do relatório de desempenho no Google Search Console
Com base nos dados fornecidos pelo Google Search Console, é possível tomar uma série de decisões estratégicas que podem otimizar ainda mais a performance do seu site.
Por exemplo, a análise das palavras-chave que mais trazem usuários ao seu site pode inspirar a criação de novo conteúdo alinhado com os interesses do seus visitantes.
Quem sabe até aumentar, atualizar e melhorar esse conteúdo com termos que estão com baixa taxa de cliques para uma determinada página.
Você pode estar recebendo muitos cliques para o termo bola de futebol, porém pode não estar recebendo cliques com o termo “bola de futebol profissional” em uma mesma página.
Nesse exemplo acima eu otimizaria o conteúdo para aplicar esse termo de maneira inteligente e que faça sentido para o usuário.
Em 2018, eu estava analisando um site e vi que um termo de um conteúdo não estava bem posicionado. Notei que não tinha uma página sobre esse assunto e criei esse conteúdo.
O Google logo indexou esse termo para nova página e fazem 6 anos que estou entre as 2 primeiras posições orgânicas no Google para esta palavra que possui 5 mil pesquisas mensais.
Identificar páginas com baixo desempenho pode ser o primeiro passo para aprofundar-se nas razões por trás disso. Talvez seja necessário melhorar o conteúdo.
Verifique o posicionamento de páginas publicadas de 1 ano até hoje e veja quais delas não estão performando.
Faça uma lista e comece a reotimizar os conteúdos verificando se realmente você está respondendo a intenção de busca do usuário.
Estudo o que seus concorrentes fizeram digitando suas principais palavras-chave no Google.
Leia, veja como trabalharam os subtítulos. Se usaram imagens, vídeos, infográficos…
Implementar as alterações com base nas métricas dos relatórios de desempenho no Google Search Console e monitorar as mudanças em tempo real permite que se faça ajustes contínuos, maximizando o potencial de sucesso da sua presença online.
Afinal, cada detalhe importa quando se busca a excelência e a inovação no dinâmico mundo digital.